Recomendações

Guia Buenos Aires!

Postado em 2019-09-25 19:04 em Recomendações

A história de Buenos Aires 

A capital Argentina foi fundada duas vezes, a primeira em 1536 por um colonizador espanhol e a segunda vez em 1580 por Juan de Garay que nomeou inicialmente a cidade de Ciudad de Trindad. 

Por ser uma cidade portuária, a cidade foi foco de grande corrente imigratória, sendo destino de espanhóis, italianos, poloneses, russos e sírio-libaneses que se instalaram na cidade por incentivo do Estado Argentino para que houvesse a povoação. Esses imigrantes também buscavam por oportunidades de trabalho que eram oferecidas através dos serviços portuários. 

Desde então, a imigração e migrações internas fortaleceram a cidade que mais tarde viria se chamar Buenos Aires. 

A cidade é conhecida como Capital Federal por abrigar as casas do governo, com poderes executivos, legislativos e judiciários. 

A população é a segunda maior da América Latina e segundo o último senso de 2010 a sua população é de 2,890,151 de habitantes. 

Importante saber

  • O idioma oficial é o espanhol.
  • A voltagem elétrica é de 220/240V.
  • No verão costuma amanhecer ás 5 horas da manhã e anoitecer 9 horas da noite enquanto no inverno amanhece as 8 da manhã e o entardecer é as 6 horas da noite.
  • Em toda a cidade é possível encontrar pontos de rede wifi, o nome da internet é BA Wifi, instalada pelo governos em ruas e pontos turísticos.
  • Turistas são atendidos de graça em hospitais públicos.

Clima mês a mês de Buenos Aires 

Buenos Aires possui climas bem amenos que possibilitam a visitação em todo ano mas se você não gosta muito de frio é melhor não visitar a cidade no inverno, estação que pode chegar até a 0 grau. 

Verão 

21 de dezembro a 20 de Março

As temperaturas podem ser bem quentes e os picos de calor podem se elevar 40ºC.

Outono 

21 de Março a 20 de julho

Essa é a estação que as chuvas podem ser mais comuns.

Inverno 

21 de junho a 20 de setembro

A temperatura média dessa estação é 11ºC, sendo que o mês mais frio é o mês de julho.

Primavera

21 de setembro a 22 de dezembro

Nessa estação as temperaturas são agradáveis e variam de 18 a 28 ºC.

Aeroportos de Buenos Aires 

Buenos Aires tem dois aeroportos o Ezeiza e o Aeroparque. Como o Aeroparque não faz mais viagens para o Brasil, vamos falar do Ezeiza. 

Esse aeroporto fica um pouco mais distante, levando 30 minutos até o centro da cidade  de carro. 

Como ir do Aeroporto Ezeiza ao Centro de Buenos Aires

Táxi: existem vários táxis que podem levá-lo do aeroporto até a sua acomodação. O preço médio para o trajeto até a Av 9 de Julio, onde fica o Obelisco e diversas opções de hotéis, é a partir de 130 reais. 

Tienda Leon: para economizar uma opção é o ônibus Tienda Leon. Ele custa em media 40 reais e para no Terminal Madeiro, no Porto Madeiro. O difícil aqui é que você precisará caminhar um pouco com as malas.

Transfers contratados: uma das maneiras mais confortáveis é contratar um transfer previamente. Existem diversas empresas, inclusive brasileiras, que fazem esse serviço. 

Uma opção para os brasileiros que querem conforto e comodidade é contratar esse serviço com brasileiros que moram em Buenos Aires. É o caso do instagram @mylittlebuenosaires que, além dos transfers, faz outros passeios e roteiros em português. 

Coisas para fazer ainda no aeroporto 

Existem algumas coisas que você pode fazer no aeroporto e otimizar seu tempo, como:

  • Trocar dinheiro 

O Banco de la Nación tem uma central no aeroporto que fica aberta 24 horas. Lá você conseguirá trocar o dinheiro até mesmo para pagar o táxi. No Banco de la Nación você também consegue uma boa cotação, por isso, tente passar lá antes de ir para o seu hotel.

  • Comprar Chip de celular 

Se você não consegue ficar desconectado ou precisa da internet para resolver coisas uma boa dica é comprar o chip de celular. O roaming para usar o seu próprio chip brasileiro fora do país costuma sair por preços muito superiores. Comprando o chip os atendentes te ajudam a ativá-lo e você já sai pronto para usar a internet.

Como trocar o dinheiro 

Viajar para Argentina pode compensar muito levando em consideração a diferença de câmbio. Isso porque, de foram geral, o peso argentino vale 10 vezes menos que o real brasileiro. Ou seja, 1 real vale mais ou menos 10 pesos argentinos, dependendo da cotação do dia. 

Dinheiro

Além do Banco de La Nacion, é possível trocar seus reais em pesos argentinos em diversas casas de câmbios. Nossa recomendação é procurar sempre por casas de câmbios autorizadas e bancos, assim você não corre o risco de pegar notas falsificadas. Na rua Florida você encontrará diversas opções de casa de câmbio seguras e procure não recorrer aos vendedores de rua para esse tipo de serviço. 

Cartões

Também é possível usar os cartões de credito e débito, sendo que os MasterCard e Visa são os mais aceitos na capital Argentina. Mesmo com o acréscimo do IOF para as transações pode ser um bom negócio a utilização dos cartões. 

Lembre-se apenas de desbloqueá-lo e de que os táxis são pagos apenas em dinheiro. 

Outro detalhe: você precisará de um documento de identificação – seja identidade ou o próprio passaporte - para realizar as compras com cartões e também pedirão uma assinatura e telefone de contato!

Real brasileiro

Muitos lugares aceitam os reais para o pagamento. A maioria dos restaurantes e lojas não se importam de receber em reais, apenas irão devolver o troco em pesos argentinos. Porém, sempre pergunte antes de fazer o pedido.

Saque de caixa eletrônico 

É possível sacar peso argentinos em caixas eletrônicos. A atenção aqui é apenas em relação com a taxa que será cobrada para fazer a transação que varia de acordo com o banco. Não é possível sacar reais. 

Meios de transporte em Buenos Aires

É muito fácil se locomover em Buenos Aires. A cidade oferece diversas opções de meio de transporte para você ir a qualquer lugar com facilidade e o melhor: sem gastar muito!

Subte

O metrô de Buenos Aires funciona muito bem e é possível percorrer toda a cidade apenas de metrô. Os horário são frequentes e os pontos de metros estão por toda a cidade. Mesmo nos horário de pico é só esperar alguns minutos e você certamente conseguirá um trem mais vazio.

#DicaExtra: baixe o aplicativo Subte, disponibilizado pelo governo de Buenos Aires gratuitamente. Com ele você poderá conferir as rotas dos metrôs e ainda verificar se há atrasos. 

Colectivos

Os colectivos são os ônibus. A malha de ônibus da cidade também funciona muito bem e percorre toda a extensão da capital. Utilizar esse meio de transporte é fácil e rápido e a todo minuto tem um ônibus com o destino que você precisa. 

Táxis

Há táxis por todo lado. Você conseguirá achar um em qualquer lugar da cidade. São carros pretos e amarelos que ficam andando pelos bairros e pontos turísticos. Além disso, o preço dos táxis é bastante acessível!

Ecobici

Se você gosta de andar de bicicleta vai adorar os pontos de EcoBicis. São pontos onde você pode pegar uma bicicleta gratuitamente. Para isso, precisará apenas de documento de identificação ou também poderá fazer pelo APP para celular. 

Você poderá pegar as bicicletas em qualquer estação e devolver em qualquer estação.

#DicaExtra: Durante as semanas as bicicletas podem ser usadas por uma hora e finais de semana e feriados por 2 horas. Se você quiser usar por mais tempo, precisará devolver e pegar de novo. 

Transportes por APP

Em Buenos Aires também é possível se locomover através dos aplicativos de transportes. Verifique sempre quais são regularizados na cidade. 

Importante saber: Para andar de metrô e ônibus você precisará comprar um cartão Sube, que tem o valor de 90 pesos argentinos, aproximadamente 9 reais, e depois fazer uma recarga no cartão para poder usá-lo nos meios de transporte. 

Hospedagem em Buenos Aires

Buenos Aires possui uma infinidade de hotéis, hostels e quartos alugados para turistas. Para encontrar as melhores opções é sempre importante verificar se há meio de transporte na localidade e se tem fácil acesso a metrôs. Os aplicativos de busca de acomodação podem ajudar muito!

Não se esqueça que em Buenos Aires é possível conhecer vários pontos turísticos caminhando, então, prefira hospedagens mais centrais ou em bairros mais turísticos. 

Confira um pouco do que encontrar em cada bairro:

Montserrat

Se você deseja se hospedar em uma região central, perto do Obelisco, Casa Rosada e que ainda dá pra ir caminhando até o Porto Madeiro, esse é o bairro perfeito. Nele você encontrará diversas opções de restaurantes e café e inclusive o famoso Café Tortoni, o café mais antigo da cidade. O Café Tortoni foi fundado em 1858 e era onde Carlos Gardel gostava de passar algum tempo. 

San Telmo 

Esse é um dos bairros mais famosos da cidade conhecido por ter a estátua do personagem de quadrinho mais famoso da cidade: a Mafalda. Também é um lugar com diversas lojas de antiguidade e onde está localizada a Escola de Engenharia.

Belgrano

Esse bairro é conhecido por causa do “ChinaTown” um espaço formado por conta da imigração especialmente de pessoas vinda de Taiwan e China. A gastronomia e o comércio são voltados para essa cultura.

Recoleta

É um bairro ideal para quem procura estar perto de museus, da Escola de Direito e da famosa flor de lis, um dos símbolos da capital argentina. O bairro possui diversas opções de restaurantes, cafés e entretenimento. Também é onde se encontra El Ateneo Gran Slendid, considerado a segunda mais importante livraria do mundo.

Palermo

Esse é o bairro para quem ama estar em contato com a natureza. O bairro tem vários parques e os famosos Bosques de Palermo. Nesse bairro também está localizado o Planetário Galileu Galilei. 

Porto Madeiro 

Para quem quer uma vista linda o Porto Madeiro é o lugar perfeito. Cheio de hotéis com vista ao Porto e á Ponte da Mulher, é um lugar que  conta com famosos restaurantes com carne argentina e cafés.

Retiro

Esse bairro combina com pessoas que estão interessadas em construções históricas e detalhistas. O bairro está rodeado de prédios e praças que contam a história da capital.

O que fazer em Buenos Aires

  • Caminhar na Avenida Corrientes 

Essa é uma das avenidas principais da cidade. Passear por ela é um bom negócio tanto de dia, quanto de noite. É um lugar cheio de pizzarias, restaurantes, lojas e é uma rua muito iluminada. 

  • Aproveitar a culinária argentina

A Argentina tem famosos pratos. Entre eles estão os assados, as milanesas, os panchos – cachorros quente – e também as empanadas. Cada prato traz um pouco da cultura argentina!

  • Fazer comprar na Rua Florida 

A Rua Florida é uma rua de pedestres em que não é permitido a passagem de carros. Uma ótima rua para quem buscar fazer as compras já que oferece descontos atrativos e uma infinidade de lojas de todos os seguimentos!

  • Ir á Ópera

O Teatro Colón é uma das importantes arquiteturas da cidade e é considerado um dos cinco melhores teatros de música do mundo. Está localizado na rua Cerrito e muito perto do Obelisco. É possível ver concertos de ópera, apresentações de ballet e até mesmo fazer visitas guiadas.

  • Andar de Bicicleta nos Bosques de Palermo

O Parque 3 de Fevereiro, mais conhecido como Bosques de Palermo é o maior parque da cidade. É um lugar para estar em contato com a natureza e observar as mais de 18 mil rosas do lugar. Também vale a pena tirar o dia para conhecer outros bosques e praças da região de Palermo! 

  • Passear no Caminito 

Esse é um dos lugares mais procurados da cidade. Muito conhecido por suas casas feitas de containers coloridos, murais e dançarinos de tango. Fica no Bairro La Boca, onde também está o estádio de futebol La Bombonera. 

  • Aproveitar a vista do Porto Madeiro

Porto Madeiro é um lugar ideal para quem quer parar um pouquinho e aproveitar a vista. De dia ou todo iluminado pela noite, é um lugar convidativo para descansar e recarregar as energias. É no Porto Madeiro que estão a Ponte da Mulher e o Cassino. 

  • Visitar o Cemitério Recoleta

Pode parecer um passeio inusitado mas a visita ao Cemitério Recoleta é um dos passeios mais procurados para quem viaja a Buenos Aires. Os túmulos são construções muito detalhadas e é possível encontrar túmulos de nomes personalidades importantes de Buenos Aires e da conhecida, Eva Peron. 

  • Comprar artesanato na Feirinha de San Telmo

Aos domingos, San Telmo é palco de uma famosa feirinha de artesanatos onde é possível conhecer produtos manuais de toda espécie. O lugar também é ótimo para comprar produtos de antiguidade. 

  • Noite em Palermo 

As noites são bastante agitadas em Buenos Aires. E se você pretende sair para lugares badalados e animados, Palermo é uma ótima opção. O lugar oferece variedades de ambientes como bares e restaurantes. Também vale a pena experimentar a cerveja Quilmes e os vinhos da região!

  • Ver um show de tango

Não dá pra visitar Buenos Aires e não ir a um show de tango. A dança é um espetáculo a parte e você pode ir em lugares que tenham jantar e vinho incluídos!

  • Tirar uma foto no Obelisco 

O Obelisco está localizado na Avenida 9 de Julio que é uma das principais avenidas da capital argentina. O ponto turístico fica todo iluminado a noite e atrai muitas pessoas!

  • Visitar um museu 

Buenos Aires é uma cidade cheia de museus, se você tiver tempo, vale a pena separar algumas horas para visitar alguns deles. O Malba e o Museo de Arte Moderna, são os mais procuradas pelos turistas!

  • Ir á Casa Rosada

Esse é um dos principais pontos turísticos da cidade. Está localizada no quarteirão histórico onde também é possível conhecer a Catedral Metropolitana, The City Hall e típicas igrejas coloniais. A Casa Rosada é a Casa do Governo e é possível fazer visitas guiadas por ela. 

  • Visitar La Bambonera 

Localizado no Bairro La Boca, o estádio do time Boca Juniors é um dos mais procurados por fãs de esportes. Vale a pena ver uma partida entre os grandes rivais argentinos: Boca Juniors e River Plate.

  • Comer um típico café da manhã com medialunas

Um dos pratos principais argentinos são medialunas, que é um pão de massa folhada muito semelhante ao que conhecemos como croassant. A grande maioria dos cafés da cidade tem medialunas em seu cardápio durante todo o dia.

Já foi  para Buenos Aires? Tem algo que faltou nessa lista ou alguma dica que gostaria de compartilhar? Comente aqui!



Passagens
Hotéis
Pacotes
Ônibus
Carros
Seguro Viagem
 
Todos os preços em um só lugar!
Origem
Destino
Origem
Destino
Saída
Origem
Destino
Saída
Saída
Volta
Passageiros 1 Passageiro
Classe Econômica
Ainda não defini as datas