Gabrielle Barbosa Fiorderize

Santuário de Fátima em Portugal: descubra o lugar!

Atualizado em Lunes 8, Abril 2024 Postado em Lunes 8, Abril 2024 em Recomendações de viagem

Se existe um local em Portugal que é uma verdadeira fonte de espiritualidade, é o Santuário de Fátima. Localizado na cidade de Fátima, este santuário é um ponto de peregrinação para milhões de fiéis de todo o mundo, buscando paz, reflexão e conexão espiritual. Confira tudo que você precisa saber e todas as dicas para aproveitar ao máximo o Santuário de Fátima em Portugal.

História do Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima tem suas raízes em uma série de aparições marianas que ocorreram em 1917. Três crianças pastoras afirmaram ter visto a Virgem Maria várias vezes na Cova da Iria, nos arredores de Fátima. Essas aparições ganharam atenção nacional e, com o passar do tempo, o local tornou-se um importante centro de peregrinação.

O Santuário de Fátima é composto por várias estruturas, incluindo a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, a Basílica da Santíssima Trindade, a Capelinha das Aparições e o Santuário de Nossa Senhora do Carmo. Cada uma dessas estruturas desempenha um papel vital na experiência espiritual dos visitantes e na história do local.

Santuário de Fátima em Portugal 

Como chegar até o Santuário de Fátima

Fátima está convenientemente localizada no centro de Portugal, tornando-se acessível a partir de várias cidades importantes, como Lisboa e Porto. Para quem viaja de Lisboa, a maneira mais fácil de chegar a Fátima é de carro. A viagem de carro leva cerca de uma hora e meia e você pode fazer o aluguel de carro para fazer essa viagem e apreciar a vista com tranquilidade.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Lisboa

Para os visitantes que chegam de Porto, a viagem de carro leva cerca de duas horas e meia. Além disso, há opções de ônibus disponíveis, veja aqui as melhores opções de ônibus entre Porto e Fátima.

Aproveite para buscar passagens aéreas para Porto

Qual a melhor época para visitar esse lugar?

A melhor época para visitar o Santuário de Fátima é relativa. No entanto, muitos optam por visitar durante os meses de primavera e verão, quando o clima é mais ameno e a paisagem está repleta de flores coloridas. Os meses ideais para visitar se essa é a sua preferência são abril, maio, junho, julho e setembro.

Além disso, datas específicas, como o dia 13 de maio (aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima), atraem multidões de peregrinos de todo o mundo. Para aqueles que desejam experimentar a autenticidade e a intensidade espiritual do santuário, este pode ser um momento significativo para visitar.

É importante estar ciente de que, durante os meses de verão e em datas especiais, o santuário pode ficar bastante lotado. Portanto, os viajantes que preferem uma experiência mais tranquila podem optar por visitar durante os meses de outono, como outubro e novembro, quando há menos multidões e o clima ainda é agradável.

Independentemente da época escolhida, uma visita ao Santuário de Fátima é uma jornada espiritual única e inspiradora, que oferece aos visitantes a oportunidade de refletir, rezar e encontrar paz em um ambiente sagrado e acolhedor.

Excursão a Óbidos, Fátima e Nazaré

Uma dica incrível para fazer esse passeio - e aproveitar mais lugares lindos de Portugal - é fazer essa excursão que inclui Óbidos, Fátima e Nazaré. Ela sai de Lisboa e passa por Fátima e também pela vila medieval de Óbidos e por Nazaré. Você já deve ter visto algum vídeo das enooormes ondas desse último destino!

A excursão sai do centro de Lisboa e a primeira parada é no Santuário de Fátima onde você terá uma hora e meia para apreciar as igrejas e conhecer um pouco sobre o lugar. A segunda parada é no Mosteiro da Batalha e depois o passeio segue para Nazaré onde você poderá apreciar penhascos e a força das ondas.

Óbidos é o último destino do trajeto onde você poderá se encantar pelas construções medievais e então o passeio de cerca de 8 horas termina em Lisboa. Uma ótima opção para ter várias experiências incríveis na sua viagem a Portugal e conhecer lugares lindos em algumas horinhas.

Óbidos em Portugal 

Hotéis em Fátima

Se você se interessou por conhecer mais a fundo o Santuário de Fátima, pode ser uma boa ideia buscar as melhores opções de hotéis em Fátima. Veja algumas sugestões:

1- Domus Pacis Fatima Hotel

Para quem busca uma experiência espiritual, esse hotel é perfeito. O Domus Pacis conta com duas capelas e fica a 150 metros do Santuário de Fátima. O hotel conta com restaurante, quartos para famílias, café da manhã, bar e também refeições vegetarianas. Outro diferencial é que esse hotel tem a certificação de sustentabilidade.

2- Imperhotel by Umbral

O Imperhotel é um hotel com quartos modernos e cleans. Quem ama decoração clara, mármore e toques delicados vai se encantar pelos quartos e banheiros. Esse hotel oferece café da manhã, tem varanda e uma ótima localização para aproveitar os pontos turísticos com facilidade.

3- Hotel Dom Gonçalo e SPA

Quem não sonha em se hospedar em um hotel spa, não é mesmo? O Dom Gonçalo e Spa é uma experiência completa de conforto e relaxamento. Esse é um hotel boutique 4 estrelas a 700 metros do Santuário de Fátima com piscina coberta, restaurante renomado com pratos da culinária portuguesa, sauna, banho turco, banheira de hidromassagem, academia, parquinho infantil e café da manhã incluso.

4- Hotel Fatima

Esse hotel 4 estrelas tem uma ótima localização próxima ao Santuário de Fátima em Portugal e bom, se você quiser realizar seu casamento aqui, é uma boa pedida com um salão de festas enorme! Ele conta com café da manhã, bar e restaurante para uma experiência gastronômica típica portuguesa.

5- Hotel Estrela de Fatima

O Hotel Estrela de Fatima fica no centro da cidade e para ter noção da sua localização privilegiada ele fica a apenas 1 minuto a pé do Santuário de Fátima. Ele conta com restaurante, bar e café da manhã incluso. Além disso, ele também está a menos de uma hora de carro das praias de Nazaré.

6- Hotel Santa Maria

Essa é mais um hotel próximo ao Santuário de Fátima, o Hotel Santa Maria está a apenas 2 minutos a pé do Santuário. Os quartos são bastante espaçosos, o café da manhã está incluso, você pode aproveitar para ter um momento de conexão espiritual na sala de meditação ou na capela. Também é possível admirar a vista do santuário no terração do último andar do hotel.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre tudo o que envolve o Santuário de Fátima em Portugal é só começar a planejar e viver essa experiência super bonita. Não esqueça de buscar opções de passagens aéreas, hotéis, ônibus, aluguel de carros e atividades para ter uma viagem ainda mais completa! 

Origem - Coloque sua cidade, país ou região
Destino - Coloque sua cidade, país ou região
Ver datas mais baratas
1 passageiro, econômica

Você quer ser o primeiro a saber quando houver voos baratos??