Recomendações

Dinheiro ou cartão?

Postado em 2019-09-19 17:42 em Recomendações

Dinheiro ou cartão?

Uma das principais dúvidas de quem viaja para o exterior é em relação a como fazer o pagamento em outros países o que compensa mais? Levar dinheiro em espécie ou usar cartão de crédito ou débito? Qual seja sua opção para a viagem é importante saber que sempre pagamos taxas, cabe pesar o que vale mais a pena ou não. 

IOF

O IOF é o Imposto sobre Operações Financeiras e é um imposto federal pago por pessoas físicas e jurídicas ao efetuarem operações de crédito, câmbio, seguros ou operações de títulos e valores mobiliários.

Ou seja: fazer um empréstimo, comprar dólares para viajar, fazer saques com o cartão de crédito, fazer algum investimento… O IOF cobrado varia conforme o tipo de operação financeira e o valor dessa operação.

Dinheiro 

Uma das opções é levar dinheiro em espécie. Para fazer isso, nossa dica é ficar sempre de olho na cotação da moeda que vai comprar e se possível ir fazendo pequenas compras para não correr o risco de ter um aumento de cotação e você acabar saindo no prejuízo.

De qualquer modo, mesmo comprando dinheiro em espécie acabamos pagando taxas de IOF. A taxa aplicada para esse tipo de transação é de 1,1%. Ou seja, além da cotação, é preciso agregar ao valor pago a taxa de IOF. 

Vantagens de comprar dinheiro em espécie

- Controlar melhor o dinheiro. Quando você tem um montante em mãos e pode gastar apenas aquilo que está com você, fica mais difícil perder o controle. 

- IOF melhor em relação ao usado com cartões de crédito e débito. 

Desvantagens de comprar dinheiro em espécie

-A verdade é que andar com grandes montantes de dinheiro não é nada seguro. 

- Cotação flutuante. A cotação pode mudar em pouco tempo então não é possível ter uma noção de qual valor pagar na moeda amanhã, por exemplo. 

- Notas falsas. Por isso indicamos sempre comprar dinheiro em casas de câmbio autorizadas. Em outras casas de câmbio é muito comum que o dinheiro entregue seja falso. 

- Sobra de dinheiro. Você pode ficar com dinheiro no final da viagem e precisar comprar reais de novo, o que pode te deixar em desvantagem. 

Cartão de crédito ou débito

A primeira coisa a se fazer se você pretende usar seu cartão no exterior é desbloquear essa função. Na maioria dos bancos é possível fazer isso pelo aplicativo ou pelo site. De qualquer forma, o cartão só poderá ser utilizado com função de uso no exterior desbloqueada.

O IOF aplicado para comprar com cartão de crédito ou débito no exterior é de 6,38% sobre o valor gasto em moeda estrangeira. Bem mais do que a taxa aplicada para compra de moeda em espécie. Além disso, o calculo leva em conta o câmbio do dia. 

Algo que merece uma atenção especial é referente ao saque no exterior. Além da taxa de IOF é cobrada uma taxa de transação do seu próprio banco e do banco que facilita esse serviço. Dessa maneira, é importante saber com o seu banco o valor de cada taxa aplicada para ter certeza se vale a pena ou não. 

Vantagens de Cartões  de crédito ou débito

- Muito mais segurança. 

- A cotação cobrada é do dólar comercial e não turismo. O turismo, que compramos em espécie, é sempre mais caro. 

- Comodidade. Depois de desbloquear a função internacional você não precisa se preocupar com mais nada.

Desvantagens de Cartões  de crédito ou débito

- é muito fácil perder o controle financeiro. Com o cartão de crédito podemos perder a noção dos gastos. 

- Taxas são altas. 

- Alguns serviços e estabelecimento aceitam apenas dinheiro. 

Conclusão

O mais indicado é comprar um pouco de dinheiro em espécie para serviços como táxis e outros e usar o cartão de crédito somente para compras maiores e outras necessidades. De qualquer maneira, antes de viajar, procure o gerente da sua conta para saber todas as taxas cobradas em transações internacionais. 



Passagens
Hotéis
Pacotes
Ônibus
Carros
Seguro Viagem
 
Todos os preços em um só lugar!
Origem
Destino
Origem
Destino
Saída
Origem
Destino
Saída
Saída
Volta
Passageiros 1 Passageiro
Classe Econômica
Ainda não defini as datas