Recomendações

Mudanças Aeroporto Galeão!

Postado em 2019-08-23 15:05 em Recomendações

O Aeroporto  Santos Dumont está passando por manutenções desde o dia 12 de agosto desse ano. Com isso, o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, está se preparando para receber a nova demanda de passageiros que será direcionada ao aeroporto. 

Manutenção Santos Dumont 

A manutenção em que o Aeroporto Santos Dumont está passando é de praxe e prevista pela administradora do aeroporto. Essa manutenção na pista principal é realizada a cada dez anos e tem como objetivo garantir a segurança dos serviços de pouso e decolagem do aeroporto. 

A expectativa é que, até dia 21 de setembro desse ano, apenas a pista auxiliar seja utilizada. Com isso as aeronaves maiores precisarão ser direcionadas a outro aeroporto. 

Adaptações Galeão 

Para receber esse novo fluxo de passageiros, direcionadas pelas companhias aéreas Gol, Latam e Azul algumas mudanças e adequações estão sendo feita do Aeroporto Galeão.  

Entre as melhoras estão reforço na equipe de todos os setores do aeroporto,  a disponibilização de mais carrinhos elétricos para circulação no aeroporto e disponibilização de mais ônibus para circulação externa entre os terminais de embarque e desembarque. 

A Latam e a Gol anunciaram que todos os voos programados para o Santos Dumont serão direcionados para o Galeão. Já a companhia aérea Azul anunciou que parte dos voos permanecem no Santos Dumont. São os voos com partida para Campos, São José dos Campos, Ribeirão Preto e Vitória. As outras rotas são direcionadas ao Galeão. 

De modo geral, esse novo fluxo representa cerca de 200 voos transferidos diariamente, aproximadamente 767 mil passageiros extras durante o período de interdição de pista principal do Santos Dumont. 

Direitos do passageiro 

Pensando em assegurar os direitos dos passageiros que estiverem seu voo direcionado para outro aeroporto o Procon, Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, anunciou que a informação sobre mudança de aeroporto deve ser feita pela companhia aérea com até 72 de antecedência. Caso esse prazo não seja respeitado, o consumidor poderá solicitar reacomodarão para outro voo ou reembolso  total do valor da passagem aérea. 

Além disso, o Procon afirmou que as companhias aéreas deverão facilitar o translado se os viajantes comparecerem ao aeroporto errado por falta de informação. Dessa maneira, o translado de um aeroporto a outro deverá ficar por conta a companhia aérea. 

As empresas aéreas afirmaram que irão oferecer translado gratuito para todos os passageiros que precisarem se direcionar do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão. Esse transporte será feito por ônibus com partida de hora em hora e por ordem de chegada. 

Planejamento do embarque 

A administração dos aeroportos enfatizou sobre a importância de chegar com antecedência para o embarque. Para voos nacionais, a indicação é estar no aeroporto com duas horas de antecedência e para voos internacionais, a indicação é de 3 horas de antecedência. Dessa maneira, mesmo que haja a necessidade de mudança de aeroporto, ainda haverá tempo para que o passageiro consiga embarcar. Vale lembrar que a distância entre os dois aeroportos é de aproximadamente 30 minutos, sendo que nos horários de pico esse tempo pode chegar a mais de uma hora. 

A quem recorrer 

A concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Rio Galeão, informou que o aeroporto tem capacidade para receber, esse que seria um aumento de 73% dos passageiros que passam pelo local, com segurança e conforto. 

De qualquer maneira, agentes do Procon estarão nos aeroportos para solucionar possíveis problemas e disponibilizou os telefones (21) 99371-9647 e (21) 99332-8289 para registro de queixas. 

A Latam também divulgou um número para esclarecimentos e dúvidas: 4002-5700 para as capitais e 0300-570-5700 para as demais localidades.

Em caso de qualquer esclarecimento ou dúvida, basta entrar em contato com as companhias aéreas. 

A estimativas é que voos marcados para depois de 21 de setembro não tenham alterações. 



Passagens
Hotéis
Pacotes
Ônibus
 
Todos os preços em um só lugar!
Origem
Destino
Origem
Destino
Saída
Origem
Destino
Saída
Saída
Volta
Passageiros 1 Passageiro
Classe Econômica
Ainda não defini as datas