Recomendações

Certificado Internacional de Vacinação!

Postado em 2019-09-20 20:26 em Recomendações

Certificado Internacional de Vacinação 

Um dos documentos que podem ser exigidos em uma viagem para o exterior é o Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia, o CIVP. Muitos países exigem esse documento no momento da entrada no país para garantir a segurança. 

Para quê serve o Certificado Internacional de Vacinação

O certificado de Vacinação serve como a sua carteirinha de vacina, porém, de forma a ser aceita em outros países. Ela é uma maneira de provar para as autoridades da imigração que você está protegido e vacinado contra diversas doenças.

Essa carteira serve como uma proteção tanto de que você não leve uma doença para o país como para que não haja risco que seja contaminado no país. É uma forma de garantir a sua segurança e saúde e também de impedir que doenças, a grosso modo, entrem no país, isso pode evitar epidemias como por exemplo a febre amarela. 

Quem precisa do Certificado Internacional de Vacinação

Alguns países fazem a exigência desse documento para permitir a entrada de estrangeiros. Crianças a partir de 9 meses já precisam apresentar o documento caso haja obrigatoriedade. 

Como saber quais países exigem Certificado Internacional de Vacinação

A lista das exigências de cada país muda com frequência. Então a melhor forma de se manter atualizado sobre as exigências do seu país de destino de férias é acompanhando o site da Anvisa que mantem as informações atualizadas. Outra forma é entrando em contato com a embaixada do país no Brasil, assim não há erro!

Vale lembrar que para a febre amarela, uma das vacinas mais exigidas, é necessário um período de pelo menos 10 dias para que a vacina tenha efeito. Por isso, alguns países só aceitarão a sua entrada se a vacina tiver sido tomada em mais de 10 dias.

Como tirar o Certificado Internacional de Vacinação

O primeiro passo é de fato tomar as vacinas. Parece óbvio, mas o documento internacional só é emitido mediante a sua carteira de vacina comum e brasileira. O segundo passo é solicitar o Certificado Internacional no Portal de Serviços. 

Para isso, você deverá se cadastrar no site do Governo Federal informando nome, CPF e e-mail. Depois você precisará ainda novamente do CPF, uma foto ou arquivo digitalizado do Documento de Identidade e uma foto ou documento digitalizado do seu Comprovante Nacional de Vacinação. 

O site do governo é bem autoexplicativo e depois de preencher os dados e enviar os arquivos você receberá um e-mail com a confirmação do pedido. Em seguida receberá o Certificado Internacional de Vacinação em arquivo formato PDF e orientações de como imprimi-lo. 

Prazo para a produção do Certificado Internacional de Vacinação

Depois da solicitação e envio dos documentos a Anvisa tem até 5 dias úteis para responder. A reposta chegará por e-mail tanto se o pedido for aprovado como se o pedido for negado. Além disso, caso o pedido seja aprovado, ele estará disponível sempre que necessário e tem validade vitalícia, ou seja, depois de feito, não precisa se preocupar mais!

Emissão do Certificado Internacional de Vacinação de forma presencial 

Emitir o CIVP online é fácil, mas caso você queira fazer o processo presencialmente também é possível. O agendamento é feito no site da Anvisa e tenha em mãos os mesmos documentos solicitados online. São eles CPF, carteira de identidade e cartão de vacina atualizado.

Depois é só ir até a unidade de emissão mais próximas, apresentar os documentos e receber o Certificado Internacional de Vacinação na hora! Para saber qual a unidade mais próxima de você, basta clicar aqui.

Valor de emissão do Certificado Internacional de Vacinação

A boa notícia é que a emissão do Certificado é completamente gratuita, você escolhendo fazer pela internet ou de forma presencial. Por isso, se você é um viajante assíduo é uma boa tirar esse documento que tem validade para a vida toda e nenhum custo mesmo que você não planeje viajar para um país que faça a exigência. 

Dessa forma, quando aparecer uma promoção de passagem aérea irresistível aqui na TurismoCity, você pode comprar sem medo de atrapalhar seu planejamento de viagem por não ter um dos documentos exigidos!

E aí, você já ter o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia? Se sim, conta para a gente como foi o processo de emissão e para qual país precisou usar o documento! Se não, nos conte se ainda há dúvidas referentes a esse documento e sua emissão! 



Passagens
Hotéis
Pacotes
Ônibus
Carros
Seguro Viagem
 
Todos os preços em um só lugar!
Origem
Destino
Origem
Destino
Saída
Origem
Destino
Saída
Saída
Volta
Passageiros 1 Passageiro
Classe Econômica
Ainda não defini as datas